Bom, a minha ideia para esse tutorial, é apenas explicar alguns efeitos e ensinar outros...
Terei aqui como exemplo, uma anima, com varios efeitos, que explicarei:
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Aqui explicarei os efeitos :
1- Red Beam:
O beam, consiste em acumular e depois soltar energia(como no Dragon Ball Z, os personagens primeiro "carregavam" o poder, e depois soltavam com força)
Ou seja, o primeiro passo de um beam, é você fazer o stick "carregar" o poder. A varias formas de se fazer isso, nessa animação, o geito é começar com uma bola pequena de energia, que vai aumentando de tamanho, até ficar grande o suficiente pro stick lança-la.Assim q lança, o beam, em vez de sair come uma bola, ele "se transforma" em um poder mais esticado.
No fim do beam(depois que o stick já o lançou, você pode simplesmente fazer com q ele diminua de tamanho ate sumir, mas lembre-se, NUNCA faça com q o beam volte no formato normal dele, faça com que ele diminua de tamanho, e que fique apenas uma linha bem fina, e depois some.
Nessa animação, em vez do beam ir diminuindo ate sumir, ele volta, em forma ondulada(como se o poder estivesse fora de controle), e o stick absorve o poder para ele, ficando mais forte.
Outro tipo de beam, é esse aqui :
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Nesse Beam, o stick ganha poder pela energia dos raios, q faz com que a bola da acumulação de poder, cresca e fique grade o bastante para ele lança-lo.
E nessa animação, o stick carrega o poder com as maos esticadas, leva a energia acumulada para tras, e lança-a com força.. exatamente como no Dragon Ball Z.
2- Esfera de energia
Logo depois do beam, o outro efeito que aparece, é a esfera de energia.
A esfera de energia, é uma esfera(também causada pelo acumulo de poder do stick), que ao lançada, gira rapidamente, à ponto de gerar raios que se chocam contra o chão.
Bom, a esfera de energia é formada pelo stick, começa como uma pequena bola de cor clara, que depois vai ficando maior e escurecendo a sua coloração.
Para dar ideia de um giro bem rápido, foram usados certos tipos de trails, que dão a impressão da bola estar girando mais rapido. E com a velocidade alta, a bola acumula mais energia, e gera eletricidade que é exalada em forma de raio.
3- Raios
Como viram na parte acima, raios foram exalados da esfera de energia.
logo depois que os raios encontram o chão, os raios se "fundiram" com o chão, e causaram uma onda de energia que percoreu pelo chao... (não à o que explicar, só vendo o .piv)
4- Soco com Energia
Como podem ver na animação, assim que o stick pula para passar pelo raio que corre pelo chão, o stick da um soco no chão, e para dar impresão de força, ondas foram propagadas pelo chão.
As ondas são constituidas de circulos que vão ficando cada vez maiores, e quanto maior, mais claro vai ficando.
5- Quebrando o chão
Assim que o stick o soco, por ele ser tão forte, o chão se ondula, treme e quebra.
O chão começa a tremer, na hora em que o soco é dado, primeiro, vem uma ondulação pequena, que logo em seguida percorre pelo chão inteiro.Depois, essa ondulção aumenta, até que as "ondinhas" quebraram, dividindo o chão em varias partes, que respectivamente, caem, por causa da gravidade.
6 - Mergulho
O mergulho é uma das partes mais trabalhadas da animação, pois tem todos os efeitos da água e tal..
Bom, o mergulho é apenas o stick caindo pela água, e sticks sobre a água fazendo como a formação da água espirrado, como acontece na vida real. Como o stick é relativamente grande, o "espirro" da água é grande. Mas não é só o espirro na água, deve-se ficar atento também as bolhas, por que são partes importantes de uma animação. Ou seja, sempre que o stick fizer algum movimento, bolhas deveram ser projetadas. As bolhas vao aumentando de tamnho, e subindo a cada frame
E outra coisa, sempre que fizer qualquer stick entrar na água, independente de sua cor, o stick DEVE ficar azul, mas um azul ou mais escuro, ou mais claro do que a cor da água.
Ao sair da água, tambem é formado um espirro de água, mas esse é mais simples.
7- Velocidade
No fim da animação, o stick cai, e para dar uma impressão de velocidade, alguns sticks em forma de traos foram usados, fundido a um tremor, o efeito fica mais realistico e da a impressão de que o stick cai de uma altura grande.
Efeitos Fora Da Animação Inicial
1- Efeitos de Combate
Aqui explicarei alguns efeitos que poderão ser utilizados em lutas, ou em quaquer contato.
1.1- Inversão de Cores
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Aqui tenho uma animação de luta em que quando um stick atinge o outro, a cor de um se torna a cor do outro stick, só que mais clara e vice versa. Isso, por apenas um frame, só no frame do impacto, apenas para chamar atenção.
1.2- Troca de Cores
Essa não é uma inversão, é so colocar a cor mais clara dos sticks. A única coisa que muda pra escuro, é o Back Ground, que se for White Back, ele fica preto. Mas também é apenas por um frame, apenas no frame de impacto.
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Creditos:
Ivan
a primeira animação eu não sei de quem é.. mas não é minha xP
a animação do Kamehameha eu acho, que é do lemonAde.. eu acho...
e, a animação que eu usei para mostrar a inversão de cores, é do lemonAde, creditos à ele
Talvez, eu continue.. mas acho q ja ta baum né?!?! õ//
Espero ter ajudado!